seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Um problema vinha me atormentando no Motorola Milestone. Adicionei através do Android Market os aplicativos Google Listen e Google My Maps Editor. Mas infelizmente não pude testá-los, pois foi exigida a adição de uma conta Google para tanto. Ué, mas já tenho uma conta  do Google Apps  configurada no aparelho. Aparentemente minha conta do Google Apps for Your Domain (conhecido também como GAFYD ou simplesmente Google Apps) não é suficiente para utilizar serviços como o Listen.

Vamos então cadastrar no aparelho outra conta Google. O problema é este: após já ter configurado uma conta do GAFYD, não consigo criar  ou vincular uma conta comum do Google no Milestone. Sempre surge um problema de conexão do tipo ” o servidor não responde, tente novamente mais tarde”.  Mas o resultado é sempre o mesmo, seja via Wi-Fi, seja via HSPA/3G.

Procurando pela internet, parece que a ordem em que se inclui as contas Google nos Androids influencia no resultado final: nos calendários, nos contatos e no Google Talk.  O jeito é tentar então adicionar primeiro minha conta  Google e só depois o do GAFYD. Mas como alterar a ordem de cadastro de contas?

Primeiro é preciso limpar o aparelho através de um hard reset. O procedimento, simples, é diferente do usado no Droid (o Milestone dos americanos):

  1. Desligue o aparelho;
  2. Aperte e segure o botão da câmera, e depois pressione o de ligar. Continue apertando o botão da câmera até surgir um triângulo na tela;
  3. Com o triângulo na tela, pressione ao mesmo tempo os botões de aumentar volume e o da **câmera – **é difícil, podem ser necessárias várias tentativas – até surgir um menu;
  4. No menu selecione o item clear user data (ou algo semelhante), através do direcional;
  5. Pronto! Selecione o reboot e aguarde. O aparelho está como saiu da caixa novamente!

Agora tome o cuidade de registrar no Milestone alguma conta Google comum,  sem ser do GAFYD.  Pronto! Agora sim,  adicione quantas contas  quiser, inclusive a do GAFYD. Finalmente consigo acessar o Listen e o My Maps Editor.

PS: Um problema que agora preciso resolver é fazer o diabo do calendário sincronizar com o calendário do GAFYD.  Ele só sincroniza no Google comum.  Não há opção de qual conta sincronizar, diferente fo Gmail e dos contatos…