Motorola Milestone (Droid)

Estava eu, pensando e contando moedas para comprar meu Android, quando finalmente a Vivo lança o Samsung Galaxy. Viva! Um Android que posso comprar!

Tentei achar o dito aparelho nas lojas a Vivo, sem sucesso.  E  tive de ser atendido pelos despreparados vendedores da Vivo, que sequer sabiam me informar o preço do aparelho para o meu plano.

Milestone aberto
Motorola Milestone

Minha sorte mudou quando vi a notícia no Gizmodo de que a Vivo havia lançado, em primeira mão, o Motorola Milestone no Brasil. E por um preço surpreendente! Eu achava que o Milestone chegaria ao Brasil com um valor semelhante ao N97 (um olho e  um braço), quando na verdade ele chegou com um preço igual ao Samsung Galaxy.

Android, finalmente

Fui à loja conceito da Vivo no Shopping Morumbi, a primeira loja oficial da Vivo em que fui bem atendido, com um vendedor que sabia responder  minhas perguntas – mas atenção, ser bem atendido é diferente de ser rapidamente atendido. Minha espera foi de cerca de 40 minutos. Por outro lado, sempre fui bem atendido por vendedores de lojas autorizadas, mas enfim.

Após a compra me ofereceram um suporte pós-compra, para aprender a destrinchar as funções do dito cujo, que prontamente recusei, pois não via a hora de eu mesmo fuçar o cacareco. Mesmo assim fiquei surpreso por existir e oferecerem este serviço. Fiquei depois curioso para conhecer sua qualidade. Fica para outra vez.

Vamos ver agora o que o Milestone tem a oferecer para um ex-dono de um N95.

Chupando cana e assoviando

O Milestone é multitarefa, mas não tem a função de fechar aplicativos. Isto é  novidade, para quem vem do mundo Symbian – S60. Neste quesito ele é semelhante ao iPhone.  A grande diferença para com o telefone da Apple é poder ouvir minhas músicas e também navegar pelo Google Maps, coisa que sempre fiz no N95.

Então basta pendurar o aparelho no pára-brisa, ligá-lo ao rádio do carro (uso um cabo P2 comum), dar o play na coleção de 8GB de mp3 e botar no Google Maps. E receber uma ligação bem na hora em que você está em dúvida sobre o caminho…

Ouvindo

Falando em MP3, o player do Android é muito bom. Não tem cover flow, mas achei a interface simples, eficiente e rápida. É o que me basta. Não notei muita diferença na qualidade da reprodução, mas não sou nenhum audiófilo.

Milestone media player

O que notei foi que o alto-falante estéro do N95 dá um banho no alto-falante mono do Milestone. Mas como sempre uso fones de ouvido ou o rádio do carro, sem problemas.

Registrando

A câmera é outro departamento em que o N95 é superior. Já faz muito tempo que não carrego uma câmera digital por conta da qualidade da câmera do N95. Mas, embora a câmera do Milestone não esteja no mesmo nível, ele cumpre sua função. Mas agora terei de carregar uma câmera dedicada, se quiser registrar festas e encontros com amigos com mais qualidade.

Milestone tirando foto do N95
Foto do N95, tirada pelo Milestone. Para comparar, as outras fotos do post foram tiradas com o N95.

Energia

A bateria não dura o que eu esperava. Ao menos agora, enquanto o aparelho é novidade, não está otimizado, fico navegando na internet, jogando, testando, instalando, desinstalando. Tenho de recarregar DUAS vezes no dia. Ou mantê-lo no cabo, ligado ao computador. Ao menos o cabo é padrão, o micro-USB. Tenha ao menos dois, um em casa e outro no trabalho. E outro no carro se puder. Ainda não os tenho. Faz falta. Mas um recurso bacana é ao menos saber quem é o responsável por drenar a energia.

Update: depois de instalar o APNdroid, que liga/desliga a rede de dados EDGE/3G, consigo ficar longe da tomada tanto quanto eu conseguia com o N95: um dia inteiro (à vezes até mais). Não é muito, mas é melhor que ter de recarregar no meio da tarde.

gerenciador de energia

O bacana é que o Multimedia Station, um berço para deixar na mesa, veio na caixa. Ao deitá-lo no berço, o Milestone se torna praticamente um relógio-despertador de mesa. O ruim é que não vem na caixa o suporte para pára-brisa.

Milestone no Multimedia Station
Despertador de mesa

Contatos

Mesmo no N95 eu já centralizava meus contatos no Google Contacts do Google Apps, por meio do ótimo GooSync.  E a atualização era automatizada pelo Swim, onde eu havia agendado a sincronização diária. Já no Milestone foi questão de inserir nome, domínio e senha para trazer minha lista de telefones e emails, automaticamente.

O interessante é as fotos de seus contatos são atualizados com os servidores do Google também.

Ainda não instalei um Fringe,  Nimbuz ou equivalente, mas o Android vem com o Google Talk incorporado.

Mapas

Ver o Google Maps em um tela de quase 4 polegadas, quanta diferença. Mais espaço, mais nitidez.  Infelizmente o modo navegador ficou restrito ao Droid americano, mesmo assim o Google Maps é um daqueles aplicativos que se tornam indispensáveis depois que você se acostuma a ele.

Milestone e o Google Maps
Navegando e ouvindo música

Infelizmente uma função que eu usava bastante no N95, o de marcar favoritos, não existe no Milestone. Mas já deve estar programado, pois neste mês, dezembro de 2009, o Google Maps do S60 foi atualizado e pude subir todos meus favoritos, gravando-os em minha conta. Antes eles ficavam na memória do celular.  Agora eles estão só a espera desta atualização para voltarem aos meus mapas, agora  no Milestone.

Adeus N95

Uma coisa que me agradou muito foi a velocidade. A transição entre os aplicativos, a carga de imagens da galeria, a listagem de músicas, cantores e álbuns. Tudo MUITO rápido, principalmente para quem estava acostumado com o N95.

No próximo post comento sobre o Android Market e seus aplicativos. Ah! E todas as fotos foram tiradas com meu N95, que sem chip de operadora se tranformou em uma camera com wi-fi e GPS. É só tirar a foto e enviar por email via rede. Logo mais coloco este valente telefone no Mercado Livre!

Posts relacionados

26 opiniões sobre “Motorola Milestone (Droid)”

  1. nao consegui fazer o sync com o google contacts… na verdade nao consegui acessar o google contacts… tem alguma informação sobre ?
    []‘s

  2. beleza??
    adquiri um miles…
    e estou contente, tudo bastante funcional, rápido e pratico…bem mais
    que o 95.
    você sabe se o miles funciona como modem no notebook???
    tem algum aplicativo que o torna o modem??
    se você souber me avisa…
    valeu.

  3. A maneira mais simples de usar o Milestone como modem – ou tethering – é usando o PDAnet (http://www.junefabrics.com/android/index.php).
    Infelizmente é preciso pagar, pois a versão gratuita não suporta HTTPS, indispensável para se logar na maioria dos serviços da web.

    Outro jeito é hackear o aparelho e instalar um sistema como Cyanogen. Mas pode ser arriscado, dependendo do seu nível de geekice.

  4. Comprei um Milestone desbloqueado (na caixa tinha uma etiqueta da TIM) e taquei um chip 3G da VIVO que eu usava num Omnia (e funcionava normalmente). Agora consigo fazer chamadas mas o Milestone não reconhece o 3G, nem em Edge consigo conectar à internet. O que devo fazer?

  5. Você precisa configurar o APN (Access Point Name) de seu aparelho, para usar a rede de dados da Vivo.

    Entre em Menu → Configurações → Redes sem fios e outras → Redes Móveis → Nomes de pontos de acesso.

    Nesta página você poderá incuir um novo APN.

    São estes os dados:
    APN (Ponto de acesso): zap.vivo.com.br
    Usuário: vivo
    Senha: vivo

  6. Eu imagino q a essas alturas do campeonato vc já saiba disso, mas para desligar os apps que vc não quer aberto para economizar bateria e melhorar o desempenho tem vários no Market.

    Eu peguei o System (o ícone dele é uma tela com gráfico de barras em 4 cores), que mostra o consumo de memória no aparelho, no SDcard e de RAM. Achei bem legal.

  7. Ainda não testei estes apps. Vou testar alguns deles, pois preciso ver se realmente surtem efeito.

    Mas através das configurações do próprio Milestone você consegue visualizar e fazer alguma coisa, sem nenhum app extra.

    Entre em Configurações (com o botão “menu”, entre o home e o retornar) → Sobre o telefone → Uso da Bateria. Você pode ver o que te faz gastar sua bateria.

    Entre em Configurações → Aplicativos → Serviços em execução. Aqui dá pra xeretar o que está rodando, há quanto tempo e quanto estes fominhas comem de memória RAM. E até pará-los, se quiser.

  8. PEssoal.

    estamos em maio de 2010. desculpe voltar a pergunta, mas como conectar o milestone como modem?

    obrigado.

  9. Olá, estou com o mesmo problema do Reinor, só que minha operadora é Oi. Acessei, no Miles, a tela APN e não consta nada lá.

    Você tem os dados para Operadora Oi?

  10. Opa, após postar a pergunta, continuei pesquisando e encontrei a resposta.

    APN: gprs.oi.com.br
    Username: oi
    Password: oi

    Feito isso, reinicia o aparelho e corre pro abraço!

  11. Opa, aproveitando deixo uma lista dos APNs:

    Amazônia Celular
    * APN (Ponto de acesso): gprs.amazoniacelular.com.br
    * Usuário: celular
    * Senha: celular

    Brasil Telecom
    * APN (Ponto de acesso): brt.br
    * Usuário: brt
    * Senha: brt

    Claro
    * APN (Ponto de acesso): claro.com.br
    * Usuário: claro
    * Senha: claro

    Oi
    * APN (Ponto de acesso): gprs.oi.com.br
    * Usuário: oi
    * Senha: oi

    Telemig
    * APN (Ponto de acesso): gprs.telemigcelular.com.br
    * Usuário: celular
    * Senha: celular

    TIM
    * APN (Ponto de acesso): tim.br
    * Usuário: tim
    * Senha: tim

    VIVO
    * APN (Ponto de acesso): zap.vivo.com.br
    * Usuário: vivo
    * Senha: vivo

    Fonte: http://www.jmobi.com.br/jmobi-gprs/

  12. Salve Turma.. Bah, estou precisando de uma grande ajuda.. comprei um Milestone sem vinculo a operadora e sou cliente da brasiltelecom, mas meu Droid não tem configuração por atendimento da mesma e so consigo acessar a internet pelo wifi e qdo contrato o serviço de dados ele necessita de configuração. alguem tem como me dizer o passo a passo, sou iniciante neste smartphone.. se alguma alma caridosa poder me ajudar ficaria mto grato. meu e-mail é peter.wagner21@gmail.com

  13. tenho um milestone comprado no Paraguai, esta tudo certo contatos, rede APN, porém quando entro no market para baixar os softwares ele tem limitações não é sempre que iniciam de imediato as vezes passam dias sem conseguir baixar os softwares, o que pode ser?

  14. Então , como comentei acima, para transformar seu Milestone num modem (o chamado tethering) basta usar o PDANet. Ou então aguardar a atualização para o Android 2.2 – Froyo.

    O Froyo virá com tethering nativo, inclusive funcionando como hotspot (isso se a Vivo não remover).

    Quanto ao seu problema com o Android Market eu não faço a menor idéia. E meu twitter é @seiti

  15. Olá Seiti.

    Nao sei se voce também ja enfrentou isso, mas eu costumo abusar do wifi pra fazer downloads pesados (podcasts, dj sets, entre outros)…

    Tenho percebido que tanto no droid 2.1 unbranded quanto no droid 2.2 fornecido pela TELUS, o wifi é bem instavel. toda vez que a navegação fica inativa por 2 ou 3 mins, o link wifi continua ativo, mas nao consegue trafegar dados…

    isso também acontece contigo?
    tenho visto muita reclamaçao sobre o assunto na web, mas de uma forma generalizada (nao especifica do milestone)

  16. Bruno, isso acontecia comigo antes de fazer o update para a versão 2.1, e fazer um reset de fábrica.

    Possivelmente é problema de software, ao menos no meu caso foi. Eu faria um hard reset para ver se continua assim.

  17. Olá,

    Bem interessante o blog, gostei bastante desse post. Tenho um Milestone 2 e é um avião (tbm vim do N95, até dei risada qdo vi que o seu tava amarrado com fita crepe pra segurar a bateria pq aconteceu a mesma coisa com o meu – troquei pq tava ridículo, rsrs). Mas ainda sinto falta da câmera tbm, a do N95 era espetacular (só que já vendi por um troco).

    Minha questão é bem simples: quando estou com o celular no bolso ouvindo música, e ele hiberna… depois de alguns minutos o music player para de tocar. Sabe o que pode ser? Já tentei trocar o modo de bateria para desempenho, mas continua desligando.

    Isso não acontece qdo ouço música usando o celular pra outras coisas, mas assim que ele dorme passam alguns minutos e a música some. Alguma dica?

    Abs! Valeu!
    Julio

  18. Pessoal, ainda não resolvi o problema no bolso, mas o player pelo menos já está sendo útil no carro. Tive que tirar o bloqueio automático de tela. Só q qdo for pro meu bolso vai dar merda pq vai ficar apertando tecla sozinho. Enfim…

  19. Julio, já tentou trocar de player? O winamp e o cube são excelentes alternativas. Não tenho este problema, mas trocar de player pode resolver seu caso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>