Migrando para o Google Apps Gmail

Google Apps Logo Como muitas pessoas eu tenho uma conta no Gmail. E como muitas outras pessoas tenho inúmeros outros endereços de email. Mas, após tanto tempo tendo meu próprio domínio (este aí na barra de endereço), finalmente poderei utilizá-lo como minha conta de email principal. Como? Com o Google Apps!

O motivo pelo qual eu não utilizava o email com meu domínio, que não vou digitar aqui para evitar os bots coletores de email para spam, era a interface do webmail atrelado à conta. Muito deficiente para quem utiliza o Gmail. E utilizar clientes de email desktop é coisa do século passado =)

E é claro que alguém já escreveu um ótimo guia para quem quer migrar. Mas em resumo é o seguinte:

  • possuir um dominio próprio e um servidor de hospedagem
  • inscrever-se no Google Apps
  • configurar seu domínio nas aplicações desejadas do Google Apps (calendar, gmail etc.)
  • provar que o domínio é seu (consiste basicamente que você crie um arquivo com o nome dado por eles em seu servidor)
  • configurar entradas CNAME e MX em seu servidor (ou, caso isso não seja possível, pedir ao seu provedor de hospedagem, no meu caso o Hostnet)

As páginas de ajuda do Google possuem todos os detalhes.

Mobile

E o acesso via celular? Fiz uma busca e vi que é possível utilizar o Google Apps também em seu celular. Mas é preciso de um outro cliente de email instalado em seu celular com Java. O com o símbolo vermelho do Gmail é para os emails @gmail.com. O com o símbolo azul (Gmail blue M icon) é para os emails @seu.domínio.

Resta agora verificar o restante dos serviços.