Impressora Epson TX600FW

A  Epson TX600FW é uma multifuncional de rede, direcionada ao mercado SOHO – escritórios pequenos ou em casa -  oferecendo interfaces tanto ethernet quanto Wi-Fi. Isto significa independência de um computador conectado e ligado.  Para quem tem em sua casa mais de um computador, significa comodidade e facilidade de uso. Mas infelizmente facilidade de uso não é igual a facilidade na instalação.

Epson TX600FW

Windows Vista

Com o CD de instalação que acompanha o produto só consegui identificar e configurar a impressora na rede. A instalação final da impressora no próprio Windows Vista não deu muito certo, sempre falhando ao final, acusando falta de drivers. O jeito foi baixar o pacote com os drivers mais recentes:

Drivers para Windows e Mac OS

Mas ao instalar não havia a opção TCP/IP ou Rede nas portas disponíveis. O que fiz foi escolher o USB e proceder com a instalação. Após instalado, acessei as propriedades da impressora, na guia portas, e adicionei uma porta do tipo TCP/IP, apontando para o endereço 192.168.1.4. Este IP é o da impressora, que eu mesmo verifiquei através do roteador.

Após este procedimento a impressora finalmente ficou disponível para uso no Windows Vista.

Quanto ao scanner, instalei os drivers obtidos no link acima. Mas o software de digitalização da EPSON simplesmente não funcionou. Achei que era por falta de configuração e entrei no Definições EPSON Scan. Aha! Precisava mesmo configurar o IP da multifuncional. Mas  mesmo após identificá-lo, o EPSON Scan dava pau. Bom, ainda bem que existe o GIMP, que consegue digitalizar facilmente usando a TX600FW. Quer dizer que os drivers estão ok, mas o software de digitalizaçao da EPSON não.

Windows 7

No mesmo link indicado acima existem os drivers para Windows 7. Ou então acesse este: http://www.suporte-epson.com.br.
Usando o Firefox eu não consegui baixar o arquivo de primeira. Analisando o código fonte do popup dá pra ver que o culpado é um javascript sem vergonha. Assim montei na mão mesmo a URL para o arquivo. Ou use o IE.

O link para o arquivo é bem lento e propenso a interrupções. Mas com paciência consegue-se o driver.

Ubuntu

Num primeiro momento eu ia baixar e instalar os drivers do site da Avasys: drivers para Linux (Ubuntu e cia.). Mas infelizmente não existem os drivers para a arquitetura 64bits lá no site.

Mas então me ocorreu tentar instalar a impressora sem o uso de drivers externos. Bom, o Ubuntu deu conta do recado. Identificou, configurou e adicionou a impressora em dois cliques. E dizem que Windows é que é simples de usar! Bah.

O scanner ainda não configurei, mas posso adiantar que só instalar o pacote do site Avasys não é suficiente. As instruções que consegui nos fóruns do Ubuntu são:

- instalar os driver da Avasys;

- instalar o plugin do sane iscan-network-nt;

- editar o arquivo /etc/sane.d/dll.conf, certificando-se de comentar as linhas epson e epson2 e incluir o epkowa;

- editar o arquivo /etc/sane.d/epkowa.conf incluindo a linha net 192.168.1.4 (troque pelo IP da tua máquina).

(ok, ok, o Windows é que é fácil de usar…)

Se alguém conseguir, é só dizer aí embaixo!

Sem computador

A Epson TX600FW ainda digitaliza imagens e guarda automaticamente em um cartão de memória inserido nela, dispensando o uso de um computador. Uma pasta chamada EPSCAN é criada e uma outra pasta numerada dentro dela, contendo a imagem digitalizada.

Guia EPSON

Imagem digitalizada direto para o cartão de memória

Só faltou criar um PDF, mas para isto ela precisa de um computador.

Outras funções que não necessitam de um computador são de cópia de documentos – ou “xerox”, impressão de fotos a partir do cartão de memória e os serviços de fax  (que nem se funcionam, pois uso VoIP. Aliás usar FAX sobre uma linha de telefone criada em cima de uma conexão de internet usando pacotes TCP/IP em cima de uma infraestrutura de cabos coaxiais me lembra uma massa folhada…). Um dia ainda testo isso.

Posts relacionados

15 opiniões sobre “Impressora Epson TX600FW”

  1. Estou utilizando uma TX600FW, por WiFi, com o ubuntu 10.04 e com o mesmo problema na operação do scanner. Achou alguma saída?

  2. Infelizmente não. Meu sistema é 64 bits, o que dificulta um pouco as coisas. Mas encontrei um passo a passo. Vou atualizar o post, embora eu não tenha tido sucesso.

  3. Comprei hoje uma TX600FW e estou há mais de 4 horas tentando terminar de instalá-la. Uso o Win7 x64 e descobri que os drivers que vem no CD de instalação não suportam o sistema. Dá pau a toda hora pra instalar. Fui ao site e – surpresa! – o driver de impressão compatível com Win7 é apenas o pra impressão local, não em rede (razão da compra).

    Já xingando a empresa, fui ao site nos States para buscar o driver correto. Decobri que lá ela tem outro nome (Workforce 600), igualzinha na forma externa e nos specs, e ceia de drivers para Win7 64 (inclusive um pacote com os apps do CD de instalação). Rodei e, na hora de identificar a bendita para concluir a instalação – outra surpresa – ela não é identificada pelo programa… Cacilda, é a mesma impressora! E a Epson do Brasil, bastante prestativa, não localiza os drivers pro mercado brasileiro.

    Sinceramente, estou pensando em devolver e levar uma HP…

    Abraços,

    Caio

  4. Pois é Caio, é meio complicado instalar, mas no Win7, usando os drivers a que me referi no post, foi simples. E minha versão também é a 64 bits.

    A única coisa que me decepcionou de verdade foi que algumas opções da impressora só funcionam se ligada via USB: escanear e enviar por email e escanear direto para PDF.

    Minha próxima impressora vai ter de escanear direto para o Evernote e/ou Google Docs. =)

  5. Seiti, conseguiu resolver a questão do scanner? Eu uso a printer direto aqui na empresa e acabei optando pelo lado negro da força… troquei o Ubuntu 10.04/64 pelo win7/64. Linux, agora, só no notebook…

  6. Não resolvi não, infelizmente. Mas como uso pouco o scanner, optei por digitalizar tudo para um memory stick q eu tinha encostado. Daí é só levar pro micro que quiser!

  7. Pessoal consegui configura-la tranquilo pelo Ubuntu 64 bits, ele localizou a impressora facilmente via wireless
    1 – O wireless configurei diretamente pela impressora
    2 – Nada de codificação pelo aplicativo mesmo Sistema –> Administração –> Impressão localizei a impressora e fiz um teste de impressão
    3 – Instalei o pragrama “XSane” ele é um gerenciador de Scanner funcionou perfeito
    So nao testesi ainda o Fax mas de resto ta tudo funcionando
    Boa Sorte!!!

  8. Ola algem pode me ajudar, começei a instalar a tx600fw via wifi , mais o maior problema é que eu acessei o reteador eo ip da multifuncional nem mesmo aparece
    sera que a ela esta quebrada, se algem poder me ajudar!

  9. Olá, como mudei a minha rede e a tx600 não indentificava apaguei e agora estou tentando reinstalar. Péssima idéia. Eu utilizo OSx 10.7.2. Daí faço a instalação do driver pelo CD de fábrica, mas depois ele para e não faz nenhuma configuração. Fica a tela aberta e pronto.
    Tentei fazer a instalação pelo W7 do notebook da minha irmã. A instalaçao vai além da do OSX, porém no final ela não encontra a rede wifi local.
    Alguém tem alguma solução?

  10. gostaria de saber si essa impresora funciona com a mac versaolion e se o fax funciona ou nao ..pois estou pensando em comprar uma mais preciso do fax funcinando..

  11. eu tenho uma empresora da marcar epson numero 5600 mais ele nao fociona ela tar sem o cd como faço para configura a minha empressora mim der uma resposta .

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado Campos obrigatórios são marcados *

Você pode usar estas tags e atributos de HTML: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>