Android Jelly Bean no Nexus S

Meu Nexus S, após o upgrade para o Ice Cream Sandwich – ICS, ganhou funcionalidades, eye candy, e uma considerável lentidão. Lentidão esta que serviu de desculpa para a Samsung não atualizar os Galaxy S, que compartilham das mesmas especificações técnicas.

Nexus S
good old Nexus S
Então foi com muita ansiedade que vi a notícia de que o Jelly Bean OTA upgrade já estava rolando para o Nexus S pelo mundo, mas ainda não no Brasil.

Mas sempre há jeito. Fuçando pelo fórum XDA, vi ser possível atualizar o aparelho com o OTA upgrade, apesar de estar no Brasil. O truque é fazer o aparelho ser detectado como se fosse americano, que é uma das regiões onde  o upgrade está acontecendo.

Para isto fiz o seguinte – e não sei qual dos passos é realmente necessário:

  • trocar idioma para inglês;
  • colocar região/horário para o americano;
  • apagar o cache do Google Services Framework (Configurações > Aplicativos > Todos -> Google Services Framework: apagar cache);
  • remover o SIM card;
  • ligar, ir para as configurações > Sobre o Telefone > Atualizações do sistema.

E voilá! Atualização para o Jelly Bean disponível num download de 114MB.

Jelly Bean
Jujubim
Certifique-se de que a bateria está cheia ou de ficar na tomada, a atualização demora um pouco. Até o momento deu para perceber duas coisas: o Google Now é legal e o sistema ficou realmente, perceptivelmente, mais rápido. Finalmente. Fôlego para apagar o gadget lust sempre que surge um celular mais modernoso…