seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Estava eu, pensando e contando moedas para comprar meu Android, quando finalmente a Vivo lança o Samsung Galaxy. Viva! Um Android que posso comprar!

Tentei achar o dito aparelho nas lojas a Vivo, sem sucesso.  E  tive de ser atendido pelos despreparados vendedores da Vivo, que sequer sabiam me informar o preço do aparelho para o meu plano.

[![Milestone aberto](http://farm3.static.flickr.com/2662/4186843256_139c1aa6ea.jpg)](http://www.flickr.com/photos/seiti/4186843256/ "Milestone aberto por Seiti Yamashiro, no Flickr")
Motorola Milestone

Minha sorte mudou quando vi a notícia no Gizmodo de que a Vivo havia lançado, em primeira mão, o Motorola Milestone no Brasil. E por um preço surpreendente! Eu achava que o Milestone chegaria ao Brasil com um valor semelhante ao N97 (um olho e  um braço), quando na verdade ele chegou com um preço igual ao Samsung Galaxy.

Android, finalmente

Fui à loja conceito da Vivo no Shopping Morumbi, a primeira loja oficial da Vivo em que fui bem atendido, com um vendedor que sabia responder  minhas perguntas – mas atenção, ser bem atendido é diferente de ser rapidamente **atendido. Minha espera foi de cerca de 40 minutos. Por outro lado, sempre fui bem atendido por vendedores de **lojas autorizadas, mas enfim.

Após a compra me ofereceram um suporte pós-compra, para aprender a destrinchar as funções do dito cujo, que prontamente recusei, pois não via a hora de eu mesmo fuçar o cacareco. Mesmo assim fiquei surpreso por existir e oferecerem este serviço. Fiquei depois curioso para conhecer sua qualidade. Fica para outra vez.

Vamos ver agora o que o Milestone tem a oferecer para um ex-dono de um N95.

Chupando cana e assoviando

O Milestone é multitarefa, mas não tem a função de fechar aplicativos. Isto é  novidade, para quem vem do mundo Symbian – S60. Neste quesito ele é semelhante ao iPhone.  A grande diferença para com o telefone da Apple é poder ouvir minhas músicas e também navegar pelo Google Maps, coisa que sempre fiz no N95.

Então basta pendurar o aparelho no pára-brisa, ligá-lo ao rádio do carro (uso um cabo P2 comum), dar o play na coleção de 8GB de mp3 e botar no Google Maps. E receber uma ligação bem na hora em que você está em dúvida sobre o caminho…

Ouvindo

Falando em MP3, o player do Android é muito bom. Não tem cover flow, mas achei a interface simples, eficiente e rápida. É o que me basta. Não notei muita diferença na qualidade da reprodução, mas não sou nenhum audiófilo.

Milestone media player

O que notei foi que o alto-falante estéro do N95 dá um banho no alto-falante mono do Milestone. Mas como sempre uso fones de ouvido ou o rádio do carro, sem problemas.

Registrando

A câmera é outro departamento em que o N95 é superior. Já faz muito tempo que não carrego uma câmera digital por conta da qualidade da câmera do N95. Mas, embora a câmera do Milestone não esteja no mesmo nível, ele cumpre sua função. Mas agora terei de carregar uma câmera dedicada, se quiser registrar festas e encontros com amigos com mais qualidade.

[![Milestone tirando foto do N95](http://farm3.static.flickr.com/2649/4186863750_d7feee7438.jpg "Foto no N95, tirada pelo Milestone")](http://www.flickr.com/photos/seiti/4186863750/ "Milestone tirando foto do N95 por Seiti Yamashiro, no Flickr")
Foto do N95, tirada pelo Milestone. Para comparar, as outras fotos do post foram tiradas com o N95.

Energia

A bateria não dura o que eu esperava. Ao menos agora, enquanto o aparelho é novidade, não está otimizado, fico navegando na internet, jogando, testando, instalando, desinstalando. Tenho de recarregar DUAS vezes no dia. Ou mantê-lo no cabo, ligado ao computador. Ao menos o cabo é padrão, o micro-USB. Tenha ao menos dois, um em casa e outro no trabalho. E outro no carro se puder. Ainda não os tenho. Faz falta. Mas um recurso bacana é ao menos saber quem é o responsável por drenar a energia.

Update: depois de instalar o APNdroid, que liga/desliga a rede de dados EDGE/3G, consigo ficar longe da tomada tanto quanto eu conseguia com o N95: um dia inteiro (à vezes até mais). Não é muito, mas é melhor que ter de recarregar no meio da tarde.

gerenciador de energia

O bacana é que o Multimedia Station, um berço para deixar na mesa, veio na caixa. Ao deitá-lo no berço, o Milestone se torna praticamente um relógio-despertador de mesa. O ruim é que não vem na caixa o suporte para pára-brisa.

[![Milestone no Multimedia Station](http://farm5.static.flickr.com/4010/4186069507_4fce8b3070.jpg)](http://www.flickr.com/photos/seiti/4186069507/ "Milestone no Multimedia Station por Seiti Yamashiro, no Flickr")
Despertador de mesa

Contatos

Mesmo no N95 eu já centralizava meus contatos no Google Contacts do Google Apps, por meio do ótimo GooSync.  E a atualização era automatizada pelo Swim, onde eu havia agendado a sincronização diária. Já no Milestone foi questão de inserir nome, domínio e senha para trazer minha lista de telefones e emails, automaticamente.

O interessante é as fotos de seus contatos são atualizados com os servidores do Google também.

Ainda não instalei um Fringe,  Nimbuz ou equivalente, mas o Android vem com o Google Talk incorporado.

Mapas

Ver o Google Maps em um tela de quase 4 polegadas, quanta diferença. Mais espaço, mais nitidez.  Infelizmente o modo navegador ficou restrito ao Droid americano, mesmo assim o Google Maps é um daqueles aplicativos que se tornam indispensáveis depois que você se acostuma a ele.

[![Milestone e o Google Maps](http://farm3.static.flickr.com/2788/4186864186_e3f4d9df77.jpg)](http://www.flickr.com/photos/seiti/4186864186/ "Milestone e o Google Maps por Seiti Yamashiro, no Flickr")
Navegando e ouvindo música

Infelizmente uma função que eu usava bastante no N95, o de marcar favoritos, não existe no Milestone. Mas já deve estar programado, pois neste mês, dezembro de 2009, o Google Maps do S60 foi atualizado e pude subir todos meus favoritos, gravando-os em minha conta. Antes eles ficavam na memória do celular.  Agora eles estão só a espera desta atualização para voltarem aos meus mapas, agora  no Milestone.

Adeus N95

Uma coisa que me agradou muito foi a velocidade. A transição entre os aplicativos, a carga de imagens da galeria, a listagem de músicas, cantores e álbuns. Tudo MUITO rápido, principalmente para quem estava acostumado com o N95.

No próximo post comento sobre o Android Market e seus aplicativos. Ah! E todas as fotos foram tiradas com meu N95, que sem chip de operadora se tranformou em uma camera com wi-fi e GPS. É só tirar a foto e enviar por email via rede. Logo mais coloco este valente telefone no Mercado Livre!