seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Ando efetuando uns testes com o Postgresql e o Virtual Box, ambos excelentes sistemas. No Virtual Box eu criei uma máquina virtual, nele instalando um Ubuntu Server 64 bits com o Postgresql – e configurando o postgresql.conf e pg_hba.conf como sempre.

A partir de outra máquina virtual, rodando o Ubuntu Jaunty Desktop, consigo normalmente acessar o banco de dados no Ubuntu Server, então tudo ok. Ou quase tudo ok.

Para acessar o banco de dados postgresql a partir de meu sistema hospedeiro – ou seria anfitirião? estalajadeiro?, rodando o indefectível ( até o momento) Windows 7 tive de instalar os controladores ODBC (disponíves no ftp do Postgresql) .

Depois de instalar, navego até o Painel de Controle, depois para Fontes de dados Odbc e, CADÊ? Sumiu, ninguém viu. Só aparecem listados os controladores das fontes de dados do SQL Server. Muito estranho.

Mas eu já havia feito isto. Uma busca em minha memória e me lembrei que era um problema de versão do sistema. O controlador, ou driver , que instalei é de 32 bits. O sistema é de 64 bits. E o Windows não gosta de misturar alhos com bugalhos.

Para acessar finalmente o gerenciador de fontes de dados ODBC 32 bits é necessário executar este safado:

C:\Windows\SysWOW64\odbcad32.exe

Agora sim!