seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Creio que qualquer pessoa da área já ficou em dúvida de como definir o próprio trabalho.  Programador,  engenheiro de sistemas,  arquiteto de software, desenvolvedor etc.

A fronteira entre um e outro é tênue, principalmente quando você integra uma equipe pequena, e se vê trabalhando no esboço do projeto, coleta de requisitos, definição de funcionalidades, estabelecimento de layout, modelando o banco de dados e o diagrama de classes e finalmente programando tudo isso, tendo de criar e modificar códigos em diferentes linguagens e domínios: C#, SQL, JavaScript, CSS, HTML  etc. A velha história de ter de cobrar o escanteio, cabecear e defender o gol.

Programador

Na comunidade  existe um certo preconceito quanto a se definir como programador.  O fato de ser um termo genérico demais, abrigando tanto o infeliz que aprendeu PHP faz uma semana e o líder de equipe de desenvolvimento, contribui para isto. Fora a infame piada que sempre contam quando você diz que é programador: “Ah! Então você vive de progamas?” entre outras variações.

Uma boa definição para o meu trabalho, que passei a utilizar para nomeá-lo,  é Web Developer ou Desenvolvedor Web.

Web Developer

E, afinal, o que é , faz ou se espera de um Desenvolvedor Web? Segundo a Wikipedia:

A web developer is a software developer or software engineer who is specifically engaged in the development of World Wide Web applications, or distributed network applications that are run over the HTTP protocol from a web server to a web browser.

Desta curta definição pode-se apreender que um desenvolvedor web deve conhecer e ter domínio em:

E com programar em eu digo que deve-se ter destreza em ao menos um,  mas conhecer vários (se existirem, claro)  frameworks para cada linguagem.

Claro que não precisa se resumir a isto. Um bom desenvolvedor deve ter conhecimentos que vão desde redes de computadores a boas práticas em programação e padrões de projeto.

No fundo, no fundo

Eu uso Desenvolvedor Web para rotular meu trabalho por ser um termo cool o suficiente para constar no cartão de visita (ou moo cards para os descolados), mas lá no fundo eu sei que sou apenas um mero digitador, e meu trabalho consiste em martelar as teclas do computador (e às vezes ter vontade de martelar o computador…).