seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

O Ext (http://extjs.com) trata-se de um framework JavaScript para criar objetos de interface com o usuário, ou UI gadgets, como grids, trees, layouts em tabs e muito mais.

O legal é que os elementos criados com o ExtJS não ficam devendo nada às aplicações web que estamos acostumados a ver nos serviços do Google, Yahoo e Microsoft, sejam na funcionalidade, seja no visual.

Sua licença é dual: LGPLou comercial, com preços iniciando em USD $289. Infelizmente nem todos os desenvolvedores precisam/querem/suportam JavaScript.  Se for o caso recomendo ficar longe do ExtJS.
Mas caso queira se aventurar no mundo ExtJS, nada melhor que baixar o dito cujo e dar uma olhada nos samples. Quem sabe não coloco um tutorial bem simples por aqui também…

Padrões de projeto

Para entender o funcionamento da API do Ext é muito importante ter conhecimento sobre os chamados padrões de projeto, ou design patterns. As referências nesta área são o livro do Gang of Four (WikiPedia:Design_Patterns) e o site C2. Este último também é conhecido por ser o primeiro wiki do mundo.

O básico para você não se perder é entender que existem componentes Ext de apresentação e outros que fornecem dados. Os de apresentação são apresentados (não diga!) no navegador, requisitando dados aos componentes que fornecem dados (interessante…).

Um exemplo disto é um combobox, que podemos separar em algumas partes:

</div>