seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Cansado de olhar a mesma imagem na testeira do meu blog (que nem uma foto era, apenas uma imagem artificial), decidi trocá-la. Por oito outras.

Oito? Sim, mas elas são trocadas aleatoriamente (randômico não existe!) a cada reload da página.

Como? Usando PHP, é claro!

Darei algumas instruções logo abaixo,  que não são específicas do WordPress.

Primeiro eu criei um arquivo CSS denominado multiple_header_images.css.php (é verdade, basta olhar no código fonte daqui do blog). Este arquivo é um script php que gera um arquivo css. Para isto basta colocar uma linha especial logo no início do arquivo:

E por quê PHP? Para poder trocar o arquivo de imagem carregado pelo css. Basta observar o arquivo completo para entender:

#header { background:url(img/header_ echo rand(1,8);?>.jpg) 0 0 no-repeat !important; }

Note a tag echo rand(1,8);?>. Ela gera um número aleatório entre 1 e 8. A cada vez que o arquivo css é carregado ele vem com um conteúdo ligeiramente diferente. Ora ele carrega uma imagem header_1.jpg, ora uma header_5.jpg e assim em diante.

Claro que é preciso criar as 8 imagens, nomeá-las header_1.jpg, header_2.jpg etc, e depois colocá-las no local apropriado, no meu caso na pasta img (todas as imagens que utilizei foram fotografadas por mim! :-)).

A diretiva !important serve para assegurar que o meu css referente ao #header terá precedência sobre o outro #header que já existe em algum outro lugar do passado.

E é só! Roubei Me inspirei neste post.