seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Ando utilizando o Linq To SQL, um mapeador objeto relacional da própria Microsoft, que facilita a vida de quem tenta transformar objetos em tabelas e vice-versa.

Embora a ferramenta seja muito boa, o modo como você configura este mapeamento é um tanto… estilo Microsoft de se fazer as coisas. Você deve criar um arquivo do tipo Linq To Sql Classes, que não passa de um xml com a extensão dbml. Este arquivo xml orienta o compilador a criar as classes dinamicamente .

O problema fica na atualização deste arquivo. Você deve necessariamente abrir o arquivo, no Visual Studio, remover as tabelas atualizadas, e inserí-las novamente. Existe outra solução, mas preciso investigar o executável de linha de comando SqlMetal.exe. Enquanto isto fico editando o dbml.

Outro problema é definir a connection string, que fica embutida no dbml. Caso você necessite definir a connection string para que seja lida a partir do web.config, basta implementar um construtor no code-behind do dbml:

namespace Portal.Ferramentas.Evento { using System.Configuration; partial class EventoL2SDataContext { public EventoL2SDataContext() : base(ConfigurationManager.ConnectionStrings[“constr”].ConnectionString) { OnCreated(); } } }

E limpe as proriedades relacionadas com conexão ao banco de dados do dbml.

Nota: Lembre-se de colocar as diretivas de importação de bibliotecas (os usings) dentro do namespace. Senão surgirá um erro muito interessante: Error unespecified, ao se clicar em View Code no menu interativo do dbml.