seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Micro post para reclamar e aliviar a cabeça.

Estou tentando melhorar uma listagem de dados, de forma a ficar mais simples, mais elegante e  mais versátil. É claro que o código fonte também deve ficar mais simples, mais elegante e mais versátil.  Por isso aproveitei para estudar o uso do Linq To Sql.

Fui dar uma olhada também no ComponentArt Grid. Ai de mim.

O ServerTemplate do** ComponentArt Grid** (CA Grid) não funciona com o LinqDataSource. Ao menos não diretamente, apenas configurando no template aspx. É preciso programar no code-behind.

Mas surge outro problema, montar expressões Linq sob demanda é complicado. É preciso Reflection e bastante persistência (do programador, não dos dados), OU utilizar o Dynamic Linq, uma mão na roda para criar expressões programaticamente.

É claro que outro (velho)  problema apareceu: controles no ServerTemplate não conseguem disparar eventos consistemente. Falham, por xemplo,  se o usuário realiza um agrupamento no Grid e logo depois tentar disparar um evento apertando algum botão do Grid.  O problema é criar o botão a ser apertado usando o ImageButton. Deve-se utilizar o LinkButton. Para qualquer caso. Na verdade esqueça que existe o ImageButton. Eu já esqueci.