seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Vez por outra chega a hora de reformular a estrutura do seu projeto, organizando melhor onde devem se localizar alguns arquivos. Isto ocorre principalmente quando seu projeto começa pequeno e vai crescendo aos poucos, mas inexoravelmente .

Isto ocorreu em um projeto em que estou trabalhando, e após trocar os arquivos de lugar é preciso atualizar todas as referências que apontavam para o antigo local do arquivo. É aqui que entram as expressões regulares, ou regex.

Qualquer IDE atual nos dá a possibilidade de utilizarmos expressões regulares nas ferramentas find & replace. No Visual Studio, por exemplo, para substituir um texto do tipo:

Src = “../AlgumArquivo.ascx”

Para

Src = “~/APasta/AlgumArquivo.ascx”

Basta pressionar CTRL+SHIT+H e preencher os campos de substituição com:

Src:b=:b”(../)+/{:a+}.ascx”

e

Src=”~/APasta/\1.ascx”

Hora do café

O problema é que uso o Visual Studio 2008, e com isto preciso de um de dois pré-requisitos para a substituição ser viável:

  1. ter um projeto bem pequenininho;
  2. ter bastante tempo (e paciência).

Bom, como o problema que quero solucionar vem do fato do projeto ter crescido, então (1) não ocorre. E ultimamente ando sem paciência… Quando eu tentava substituir os textos no arquivos do projeto pelo Visual Studio, eu podia ir tomar uma água, depois um café, visitar o banheiro e retornar antes do término da substituição.

Bom, a solução é Perl. Mas daí surge outro problema, devem fazer alguns séculos que não programo em Perl, mas o pouco que sei é que deve existir uma maneira de resolver isto.

Acabei encontrando algumas soluções, até instalei o *Cygwin+ActivePerl *aqui no Windows Vista, mas ainda assim não consegui um script decente.

Estourando a pilha

Tenho visitado bastante o stackoverflow.com. É um ótimo site para programadores darem dicas, fazerem perguntas, obterem respostas, interagirem. Mas eu apenas visitava para ler os textos e aprender alguma coisa.  Resolvi então buscar ajuda para o meu pequeno script.

Postei minha dúvida e um script simples que comecei a escrever. Em alguns minutos já havia uma resposta.

Em cerca de três horas (!!!) obtive mais respostas, muito boas, e dentre elas uma que me resolveu o problema. Impressionante! Isto mostra a força dos sistemas colaborativos.