seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Recentemente tenho utilizado mais o OpenID para me autenticar em alguns sites, tal como no stackoverflow.com. O objetivo do Open ID é oferecer um perfil centralizado para o usuário poder entrar nos mais variados sites, sem ter de passar pelo processo de registrar-se em cada um deles, cadastrando os mesmos dados, inventar (ou não) mais uma senha etc e tal.

Embora o objetivo seja este, e o efeito desejado seja de diminuir o número de logins existentes que sejam vinculados a mesma pessoa, o que de fato ocorre é que eu já possuo alguns logins, ou IDs, em alguns serviços: Google, Yahoo/Flickr, WordPress etc. Somando os OpenIDs vinculados a estas contas, o que eram alguns agora são muitos!

E a história de centralizar tudo? Escolher um único destes provedores de autenticação OpenID pode ser uma boa idéia, mas seria muito melhor se eu pudesse ter meu OpenID em meu próprio domínio!

Bom, já tenho meu domínio, meu próprio site e sei PHP. Entra então o phpMyID.

O phpMyID consiste em apenas dois arquivos php. Não é necessário banco de dados nem nada. Por outro lado ele autentica apenas uma única pessoa, não servindo para atuar como um servidor de logins OpenID. O que é ótimo, pois só existe um de mim (outra coisa ótima!), como o próprio Christopher diria.