seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

O NexusLight é um framework de testes funcionais. Um teste funcional **simula a operação de um usuário do sistema, diferente de um teste **unitário, que testa se os métodos de uma dada classe funcionam corretamente.

Ele é bem simples de se utilizar.  Basta baixar o último pacote e referenciar a DLL Microsoft.Web.Testing.Lightweight em seu projeto, além de criar uma pasta, Test, por exemplo, para conter os arquivos Default.aspx e DriverPage.aspx.

Uma classe de teste de exemplo baseado no sample, um pouco mais simplificado:

using System; using System.Data; using System.Configuration; using Microsoft.Web.Testing.Light; [WebTestClass] public class ProcessosTest { [WebTestMethod] public void GridViewListingTest() { HtmlPage page = new HtmlPage(); LoginAndGoToPage(page, 2824); page.Elements.Find(“btnLocalizar”).Click(WaitFor.Postback); HtmlTableElement grid = (HtmlTableElement)page.Elements.Find(“gridProcessos”); Assert.IsTrue(grid.Rows.Count > 0); } private void LoginAndGoToPage(HtmlPage page, int pageId) { // Navigate to Home page page.Navigate(“Default.aspx”); page.Elements.Find(“Login_UserName”).SetText(“adm”); page.Elements.Find(“Login_Password”).SetText(“clone”); page.Elements.Find(“Login_LoginImageButton”).Click(WaitFor.Postback); page.Navigate(“Default.aspx?idPagina=”+2824); } }

O que esta classe de teste faz? Ela entra na página Default.aspx, preenche o controle Login, campos UserName e Password, “aperta” o botão de envio e, após supostamente ter se logado, navega para uma outra página através de uma querystring.

Após navegar para esta outra página, “aperta” o botão de idLocalizar e checa se o grid da página retornou algum resultado.

E, para que todo o comportamento acima ocorra, basta entrar no endereço http://localhost:suaporta/seuprojeto/Test/, selecionar o teste e clicar no botão Run!.