seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti
Troquei de notebook: meu [[UbuntuLaptop Toshiba]] por um HP Pavilion DV6775. Baixei o Kubuntu Remix Live CD e bootei o dito. Quase tudo funcionou de primeira. O item que mais fez falta foi a rede sem fio. O interessante foi abrir o terminal, rodar um sudo iwlist wlan0 scanning e obter resultados! Quer dizer que o sistema identificou o wifi, mas não me ofereceu ajuda gráfica para configurá-la. Culpa do KDE, eu acho…
#### Kubuntu 8.04 Hardy Heron Remix O **Kubuntu** é o Ubuntu com o *KDE* como *desktop manager*. O **Kubuntu Remix** é o Ubuntu com o *KDE **4*** como *desktop manager*.

Mas sabendo que tudo pode ser diferente depois de instalado, iniciei o processo de instalação. Infelizmente não encontrei o gparted, kparted nem o raio que o parted. Não confiando muito no assistente de instalação para definir minhas partições sem perder meu outro SO (sim, preciso do Windows para jogar e programar em C#/Asp.Net), me lembrei de um pendrive com o [[AsusEeePC | eeeXubuntu]] pronto para usar!

Bootei com o pendrive, particionei o HD com o gparted, tornei a bootar pelo Kubuntu Live CD e finalmente instalei o sistema. Sem muita surpresa, o sistema estava com tudo funcional: gravador de DVD, rede wifi, som, botões multimídia (exceto o Play/Pause…), controle remoto, leitor de cartões. Outros itens, tais como saída HDMI e a de s-vídeo, eu ainda não testei.

KDE4.1

Infelizmente o KDE 4 deixou muito a desejar, o jeito foi fazer um upgrade para o KDE 4.1. O mensageiro instantâneo padrão é o Kopete. Minha supresa foi verificar que a webcam funcionava com ele! Sem dores de cabeça. Após configurar minha conta do Google Apps tudo funcionou ok.

Um software que achei bem bacana foi o Marble. Pena que o mapa de ruas de São Paulo deixe a desejar. Já o Amarok 2 Alpha apresentou um visual muito bom. O problema é que não tocava música nenhuma.

O *Firefox **mostrou uma cara bem feia, solucionado com este tema, que casa muito bem com o visual do *Oxygen.
Para finalizar preciso configurar meu acesso a partição ext3 a partir do Windows.

Muita coisa ainda não funciona a contento, como o som, algumas teclas multimídia, algumas teclas Fn (como a de aumentar o brilho do backlight do LCD), o Kate. Isto memso aplicando várias soluções encontradas nos fóruns do Ubuntu. O estranho é que tudo isto funciona bem sob o Ubuntu Hardy Heron.

Bom, talvez ainda não seja a hora de migrar para o Kubuntu 4.1.