seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Active Record é um padrão de projeto bem freqüente nas aplicações que guardam seus dados em bancos de dados (BD). Tão usual e freqüente que na maior parte das vezes este padrão é utilizado sem que seu nome seja conhecido.

Este padrão consiste na ligação existente entre a modelagem da aplicação e a do BD. Uma classe corresponde à uma tabela, um objeto corresponde à uma linha da tabela. Um relacionamento entre tabelas é traduzido como uma associação entre objetos.

Ao programar uma loja virtual em PHP, tentei implementar este padrão. A maior dificuldade que tive foi no momento em que os objetos estavam inter-relacionados e um update deveria se propagar em cascata. De duas uma: ou você resolve isto via Stored Procedures – ou algo equivalente do lado do BD, ou por meio de transações dentro da aplicação – usualmente com a ajuda do PEAR::MDB2.

Bom, depois desta experiência, passei a utilizar o padrão DAO e arquitetura em camadas no PHP (e Ajax+Web Services, mas isto é outra história).  Mas agora tô morrendo de vontade de conhecer o Ruby on Rails