Adquiri recentemente um AsusEeePC e apesar do sistema instalado ser razoavelmente bem acabado, o XandrOS, me senti um pouco amarrado, seja pela falta de softwares nos repositórios oficiais, seja pelo KDE (prefiro o estilo Gnome).
Decidi então testar o Xubuntu, que tem o XFCE como desktop environment, além de compartilhar com o Ubuntu a vasta gama de softwares contidos em seus repositórios.
Existe um site dedicado àqueles que tem um Eee PC, o http://www.eeeuser.com, além de alguns projetos que objetivam modificar distribuições linux para que sirvam perfeitamente no Eee.
Para criar um bootable USB flash drive é preciso:
Com o pendrive na mão, o primeiro passo é baixar o eeeXubuntu. Com a ISO em seu disco, monte-o como loop device:
sudo mount eeeXubuntu.iso /cdrom/ -o loop
Isto fará com que o conteúdo da ISO fique disponível no diretório /cdrom. A alternativa é queimar um CD usando a ISO.
Depois basta entrar no diretório /cdrom e executar o scriptmkusbinstall.sh:
sudo /cdrom/mkusbinstall.sh –autodetect
Para aqueles que usam Windows, ainda acostumados a caçar drivers pela internet afora, o Xandros funcionou com o VivoZap. Bastou plugar, configurar uma conexão dialup, informando o número a ser discado, nome de usuário e senha, e pronto!
Tenha em mãos um pendrive de pelo menos 1GB e siga as instruções. Será necessário marcar o pendrive como um dispositivo de boot. Para isto eu utilizei o Gparted.
Durante a criação do Live USB flash drive, surgiram para mim montes de mensagens do tipo:
cp: failed to preserve ownership for `/media/usbdev.Jp7694/install/sbm.bin’: Operation not permitted
Mas elas podem ser ignoradas. Agora basta plugar o flash drive no seu Asus Eee PC, ligá-lo e segurar o ESC até surgir uma tela de escolha de dispositivo de boot. Faça a escolha apropriada e aguarde o Xubuntu carregar!