seiti.eti.br

programming & gadgets


by seiti tt seiti

Um amigo meu tem um notebook ultra-portátil da Sharp, o PC-MR80J, com tela de 10 polegadas. Diminuto e super leve! Mas ele foi comprado no Japão e ele instalou o Windows XP brasileiro na pobre máquina. Como nada funcionava direito, reinstalamos o Windows, agora o XP SP2.

Ocorreram alguns problemas: o som não funcionava e a rede sem fio tampouco. Encontrei o driver para rede wi-fi e pude acessar a internet pelo roteador sem fio. Mas faltava o som.

Após encontrar o driver correto para a placa de som, ele foi instalado e tudo correu bem. O som funcionava, MAS a rede parou de funcionar. Nem a com fio nem a sem fio. Após quebrar a cabeça por um tempo tentando sanar o problema, resolvi testar o live cd do Ubuntu Dapper Drake que tenho guardado. E não é que TUDO funcionou sem problemas?

Convenci-o a usar o novo SO. Mais um usuário linux no mundo e menos trabalho de manutenção para mim, pois após uma instalação limpa do Windows sempre é preciso instalar drivers, procurar codecs, instalar anti-vírus, instalar programas essenciais e manter todos atualizados.

Me certifico, dia após dia, que instalar, configurar e utilizar o Linux é muito mais simples e prático, sob qualquer ponto de vista.

Especificações

Processador: Intel® Pentium® M 730(1.60GHz)
Memória: 512 MB (expansível até 1024 MB)
Disco Rígido: 80GB (5400 RPM)
DVD SuperMulti: CD-RW, DVD+/-RW
Rede sem fio: IEEE802.11a(J52)/b/g
Sistemas Operacionais: Ubuntu Linux!
Página oficial do notebook

Instalação

Inserir o CD, rebootar a máquina, esperar o sistema carregar e clicar no ícone de instalação. Depois é só seguir o wizard.